Como ajudar um amigo que usa drogas?

Ajudar uma pessoa que está envolvida com drogas a perceber os riscos que corre e decidir mudar de comportamento é um grande desafio, mas a amizade e o testemunho podem ser valiosos neste processo. 

Em primeiro lugar é preciso não ficar apavorado diante da descoberta de que um amigo é usuário de drogas. As pesquisas demonstram que a maioria das pessoas não usa drogas e nem sequer as experimenta e portanto, neste sentido, ele faz parte de uma minoria. 

Este fato pode ser explorado, pois o usuário geralmente sabe disto, mesmo que não admita, e por isso muitas vezes é ambivalente em relação ao que está fazendo. De um lado obtém prazer e julga que tem a aceitação do grupo e de outro lado tem algum conhecimento de que corre riscos à saúde ou de que pode ser pego em atos ilegais e teme a desaprovação daqueles de quem gosta. Um caminho para ajudar um amigo nesta situação pode ser reforçar o lado desta ambivalência que o convida a mudar de comportamento. 

A motivação para atividades interessantes, criativas, divertidas ou desafiadoras, o estímulo ao convívio com grupos de pessoas envolvidas em projetos esportivos, culturais, intelectuais, sociais ou recreativos, a oportunidade de se integrar em grupos de sua faixa etária que não sejam usuários de drogas, podem ser alternativas para que ele venha a descobrir novas formas de encontrar prazer. 

Mesmo adotando uma atitude segura de não participar do uso da droga, sabendo dizer "não" na hora adequada, é importante não estabelecer confrontos nem dar "sermões", pois isto pode reforçar as defesas da pessoa para justificar seu comportamento. 

A aceitação da pessoa, a amizade sincera, o afeto demonstrado, são atitudes importantes, mas também é preciso estar atento para os limites da possibilidade de ajuda. Existem situações (quando o consumo de drogas é abusivo) em que é necessário buscar ajuda de especialistas, sejam eles educadores, terapeutas ou médicos. Um verdadeiro amigo sabe estar presente, compreender, dar apoio, mas também sabe mostrar diferenças, estabelecer limites, reconhecer dificuldades e apontar caminhos para que a pessoa encontre meios de sair das situações de risco em que se encontra.
Site Álcool e Drogas sem Distorção (www.einstein.br/alcooledrogas) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

Comentários

  1. Gostei muito do seu blog !

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito, temos que tentar ajudar no máximo nossos amigos que infelizmente ainda entram nessa besteria.

    ResponderExcluir
  3. GOSTEI MUITO DO SEU BLOG!! ele esta ajudando muito as pessoas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas