Como agir quando o usuário nega estar usando drogas?

Negar a existência do problema é um comportamento comum entre os usuários abusivos de álcool e outras drogas. A negação não deve ser definida como um traço de personalidade do dependente, mas como uma recusa em admitir problemas, mesmo quando engano e mentira são conscientes. 

Diante deste fato, é bastante comum que os familiares e amigos do usuário comecem a fazer acusações e a enfrentá-lo, colocando-o contra a parede e fazendo ameaças. A experiência mostra que este comportamento reforça as resistências, as racionalizações, as evasivas e as defensivas do dependente. 

O terapeutas e especialistas mais atuais têm afirmado que o que leva a pessoa a mudar seus comportamentos é a motivação, que pode ser explicada como um estado de prontidão ou de avidez para a mudança. Ela pode oscilar de tempos em tempos ou de uma situação para outra, mas também pode ser influenciada por outras pessoas. 

Por isso, o recomendável é evitar o confronto e explorar a ambivalência que geralmente está presente no dependente em relação ao seu comportamento. Ele tem fissura pelo consumo da droga e, ao mesmo tempo, apresenta insatisfação com isso e desejo de mudança. 

A melhor maneira de fazer essa insatisfação vir à tona é adotar uma atitude de empatia, de compreensão, evitando acusações mas pontuando de modo claro os problemas que o comportamento do usuário está trazendo para si e para os outros, sem julgamento moral e sem receitas. Explorar com ele esse sentimento que no fundo o faz sofrer e discuti-lo com solidariedade. 

É possível levantar dúvidas, aumentar a percepção da pessoa sobre os riscos e problemas do seu estilo de vida. 

Acreditando que o usuário pesado, ou dependente, tem em si próprio, o germe do desejo de mudar, embora possa negar esta necessidade, aqueles que desejam ajudá-lo podem auxiliá-lo a inclinar a balança para este lado, evocando as razões para a mudança e os riscos da não mudança, com fundamento em fatos do cotidiano, fortalecendo a visão da possibilidade da mudança e de que existem recursos para isto. 

É preciso escolher a pessoa mais adequada para esse tipo de conversa que, em geral, é aquela que tem uma relação de confiança, afeto e respeito com o usuário, e que deve ajudá-lo também a encontrar os caminhos, pessoais e profissionais para a sua recuperação.

Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa do blog. Salvei como favorito e vou ler todos os textos. Já usei cocaína, e meu namorado é ex-viciado em crack, porém substituiu o vício por pó e há anos vive pra isso. Muitas vezes me sinto desesperançosa, ainda mais pq ele se recusa a perceber o problema, é arrogante, diz que pára quando quiser. O fato é que quero muito bem a ele e não suporto vê-lo se destruindo. Não vou desistir dele, embora eu não o admire mais como antigamente, é alguém que eu gosto muito para simplesmente me afastar.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lú !! ficamos felizes demais em ver q o blog tem agradado e ajudado ao menos um pouco... ñ é fácil né ... bom , vc ja é uma vencedora pois conseguiu se livrar , parabéns!! Tbm não acho q deve desisitir , tenha fé e força que qdo ele "acordar" e resolver voltar a vida será bom demais .. a recompensa de vc lutar por alguem e ver q deu resultado é tremenda .. estaremos torcendo por vcs viu .. e se quiser conversar add no msn tamojuntos2@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  3. to lendo e ja divulguei no meu blog,q DEUS t abençoe!!!!

    ResponderExcluir
  4. meu namorado nega fazer o uso de drogas mais sei que é mentira asvezes nao consigo me controlar e acaba jogando tudo pro alto quero muito conseguir liberta-lo mais ja nao sei mais o que faço. Ele nos ultimos dias esta tendo crise de alucinaçoes durante a noite ve coisas que nao existe e ouve coisas do nada e me liga sem parar perguntando coisas sem sentido no inicio ate que atendo mais depois de um tempo nao aguento acabo tendo que desligar me doi muito ve a situaçao e nao sei se estou agindo corretamente sei que ele pode mudar ele tem que se tornar a pessoa que ele era antes e enxergar quem realmente ama ele verdadeiramente mais ja nao to tendo mais forças pra lutar por ele

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou nesse mesmo barco meu esposo é usuario de cocaína eu acho, mas não sei se já não está usando outras coisas, está me deixando louca tem muita desconfiança de mim diz que o traio o tempo todo me liga de madrugada, percebo que está chapado, mas ele nega até o fim, já confessou uma vez ficou dois meses sem usar mas quando voltou a trabalhar com o caminhão já não é mais o mesmo, enfim ele nega e nega e isso me irrita seus pais e eu já estamos desesperados e não sei o que fazer apesar de suas publicações terem me ajudado um pouco,obrigada pelo espaço..e sinceramente estou lavando minhas mãos não aguento mais já estou me sentindo louca ele tem me tormentado de mais...

    ResponderExcluir
  6. Oi Lulu ... então , esse comportamento é bem típico do usuario de cocaina ou crack ... meio que uma paranóia seguida de negação .. não é fácil..passei por isso com meu marido no inicio do namoro, até q um dia ele ñ aguentou e contou e pediu ajuda e aí foi como ele escreveu no depoimento da primeira pagina.
    Enfim ... o primeiro passo é ele assumir, aceitar e depois querer largar e pedir ajuda..e até isso acontecer minha amiga , só Orando mesmo , pra Deus tocar forte no coração Dele.
    Tenha fé ! mas a luta é Dele ... infelizmente ..só Dele. se precisar conversar me add no msn tamojuntos2@hotmail.com abraços.

    ResponderExcluir
  7. meu marido admite que usa cocaína mas ele fala que não sabe oque acontece com ele,se ele esta com dinheiro na mao ele some depois se arrepende. não sei o que fazer amo ele tenho um filho de 6 anos não sei mas oque fazer...me ajuda

    ResponderExcluir
  8. Minha irma tambem e usuaria e muito dificil para todos nos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas