“Pensamento transformador”

Diante de tanta dificuldade para manter-se limpo, os dependentes da química e do álcool que desejam se recuperar sofrem por não conseguirem desfrutar uma sobriedade duradoura. 
Vivem a realidade das recaídas e isto gera muita frustração. Alguns até conseguem se levantar a trancos e barrancos, e vão arrastando sua recuperação, meio cambaleantes, até ver onde conseguem chegar. Muitas vezes até conseguem.
Outros, porém, recaem mergulhando outra vez na doença e no desespero da dependência química. 
O que será que acontece? 
Penso que “atitude” é a resposta.
Mesmo porque, as atitudes são tanto um caminho para a recuperação, quanto para a recaída. Já falamos disto em outras oportunidades, e até  conhecemos os sintomas da recaída para ter oportunidade de evitá-la. 
Infelizmente, alguns dependentes em recuperação têm atitudes negativas, o que os Alcoólicos Anônimos chamam de “pensamento destrutivo”.(Este é um dos maiores sintomas da dependência química)
Este tipo de atitude significa estar cronicamente insatisfeito, arrogante, mentindo, com a mente fechada, agindo com desonestidade e culpando os outros pelos seus defeitos e desacertos.

O que fazer? 

Para se conseguir uma recuperação bem sucedida, é necessário mudar de atitude, mudar o estilo de vida. Render-se, admitir que está no caminho da recaída, é o primeiro passo. Depois, é necessário querer mudar, e agir. 
Recuperação implica em ação, mudança, compromisso e trabalho.
Neste caso, a ação significa reconhecer os padrões de pensamento destrutivo e aprender maneiras de mudá-los para atitudes positivas.

Para isto, é preciso ter consciência de si próprio, de suas limitações e possibilidades; ter compromisso sincero com o processo de mudança,  acreditando que pode sim mudar seu pensamento, suas atitudes, sua vida.
Assim agindo, o “pensamento destrutivo” dará lugar ao “pensamento claro”. Este dará oportunidade para que se aceite a responsabilidade por sua recuperação plena, com honestidade. As pessoas com pensamento claro terão oportunidade de se recuperarem de sua doença adictiva, podendo levar uma vida saudável e feliz.
Falando assim, tudo isto pode até parecer fácil. Mas não é. É preciso muita garra para se manter limpo. E garra, só têm os fortes.  

Irani de Castro

Comentários

  1. Gostei muito da abordagem do tema. Minha linha de pensamento está estruturada por um pensamento construtivo que busco por em execução, mudando hábitos, reagindo de maneira diferente, cuidando de mim, da minha saúde. Sei que é com força e com vontade e com muita garra que irei dar a volta por cima. Tomei uma decisão e nós sabemos qual foi.

    ResponderExcluir
  2. Muitos querem, mas, não tomam ATITUDE. Agir a favor da recuperação, buscando força em Deus, reconhecendo a impotência, se unindo àqueles que estão nesse mesmo propósito, enfim, cada um tem o seu próprio caminho de recuperação, mas, somente ele mesmo poderá dar os seus passos...
    Serenidade!

    ResponderExcluir
  3. Dia 05/04 as 15 horas da tarde meu Avo encontrou o corpo do meu primo que ele criou como filho de apenas 26 anos no banheiro do quarto enforcado. Foi um choque para todos nós ele era dependente químico desde os 12 anos de idade já havia se internado varias e varias vezes, as vezes por vontade própria ou porque minha avó já não aguentava mas.
    No mesmo dia ele chamou meus avos pra conversar e pediu perdão de tudo que ele havia feito de ruim e errado para toda a família e que sentia muito mesmo e que sabia que ele era um problema para eles, no momento minha avó disse não dar muita importância pois já era de praxe ele pedir perdão das loucuras dele e não ligou muito a tarde ele foi para o quarto e se enforcou. Minha tia disse que ouve o perdão da parte dele e que DEUS estaria ao lado dele ..fiquei sem entender pois minha maior vontade é de entender a palavra de DEUS nesse momento tenho essa vontade de ir a igreja de me entregar de corpo e alma pois fico meia perdida com tanta coisa de ruim tenho um filho pequeno que cuido sozinha eu e DEUS tenho medo de tantas coisas! Queria ter feito mas por ele queria ter ajudado queria ter tido forcas condições financeiras também, nessa hora nos queríamos tantas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha..se vc tem sentido vontade de ir a igreja ñ a ignore..pode ser um chamado de Deus pra tua vida e tenho certeza q se vc atender será mto abençoada..aproveite !! tome como exemplo essa trajédia ..talvez Deus tenha permitido q fosse assim para mostrar algo tbm..pra dar uma 'chamada' nos q estavam a sua volta ..queira uma vida de entrega , de bençãos... te digo por experiencia própria..Vale a pena demais!!!! Deus te abençoe ... se quiser me add no msn .. tamojuntos2@hotmail.com ... bjao.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas