“Amai-vos uns aos outros”

É Tão comum vermos as pessoas escrevendo ou dizendo esse trecho da bíblia, e  realmente é um lindo mandamento, mas e quanto a prática dele? Não importa? Ainda menos quando amar alguém implica em amar também um dependente químico, ou um ex- dependente químico.
O dependente ainda hoje é visto pela sociedade como “ vagabundo” , “sem vergonha”,etc...
E com esses adjetivos e outros mais, como ele poderá ter vontade de reviver, de lutar, tentar?
Até por que , quando ele consegue “sair dessa”,  continua , muitas vezes sendo acusado, apontado, com todos os mesmos adjetivos.
A sociedade o discrimina,  a volta a vida fica mais complicada, e muitas vezes por isso vem às recaídas, por que, na mente de um dependente, se vai continuar sendo insultado que seja então com razão, na ativa.
Dependência química é doença , por menos que pareça , é.
Claro que nos faz parar pra pensar, ninguém nasce dependente, nem se pega no ar como vírus, se torna dependente por que quer, por que experimenta, da o primeiro passo. Culpa do próprio dependente, sim... Mesmo que tenham havidos motivos pra ele entrar “nessa”, como desestrutura familiar, abandono, rejeição, ainda assim a culpa é  dele. As vezes houveram “motivos” explicáveis, mas não justificáveis; outras vezes foi por pura sem vergonhice mesmo, amizades, querer ser “o cara”, bater no peito e dizer “eu aguento”.
São inúmeras as explicações para entrada no mundo das drogas. Mas o fato é que, não importa como entrou, e sim como sair.
A partir do momento que perdeu o controle sobre o uso, o que acontece na grande maioria das vezes, se torna uma doença, gravíssima e mortal.
E precisa ser vista assim, a sociedade tem que encarar a dependência com outros olhos para ao menos poder ajudar aqueles que realmente querem sair, para poder encorajá-los, por que são pessoas que precisam de muita ajuda,  incentivo, apoio. Dependentes são extremamente carentes, em especial quando estão lutando contra o vício, precisam de doses maiores de amor, carinho, atenção e compreensão.
Quando o dependente assume a impotência e pede ajuda, precisa ser ouvido e amparado para que não desista.
É verdade também que tem aqueles que não querem nada, que estão acomodados e mesmo cercados de recursos para vencer, não faz nenhum esforço.. esses , temos que lamentar e orar por eles.
Cabe a nós, como sociedade fazermos nossa parte na ressocialização dessas pessoas, e ao governo , na assistência a famílias que não tem condições de pagar um tratamento adequado.

E coloquemos em prática esse mandamento tão lindo do nosso Deus todo poderoso!


"Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. 
João 13:34

Amanda Melges Barlette

Comentários

Postagens mais visitadas