Comportamentos Facilitadores do Co-dependente

Abaixo uma pequena lista sobre o que é facilitar. Leia e pergunte-se honestamente se você não está ajudando seu filho ou filha, seu cônjuge ou uma pessoa querida a seguir no caminho do álcool e/ou outras drogas, pelo fato de usar comportamentos facilitadores.

1 – Negar
"Ele(a) não é dependente químico". Ou então: "É coisa da juventude. Mais cedo ou mais tarde isto passa". Pensamentos como este, o levam a esperar que o alcoólatra ou adicto seja racional, controle sua bebida ou uso de drogas. Você não tem culpa, nem poder sobre o comportamento dele, pois você não foi o responsável nem o indutor deste comportamento.

2 – Justificar
Buscar a racionalização (ou seja, uma explicação que pareça lógica) para a bebida ou o uso das drogas, concordando com as racionalizações do dependente químico; "O trabalho exerce muita pressão sobre ele" ou então "desde que o Pai morreu, tudo ficou tão difícil".

3 – Guardar
Esconder seus sentimentos dentro de você.

4 - Evitar Problemas
Procura manter a paz (sempre colocando “panos quentes”), acreditando que a falta de conflito faz um casamento ou relacionamento com os filhos bom. Proteger excessivamente, não permitindo que tenham que se defrontar com a consequência de seu comportamento.

5 – Minimizar
Reduzir o impacto das ações e comportamentos do adicto: "Não é tão mau assim." "As coisas vão melhorar quando..."

6 – Proteger
Evitar que se exponha a imagem do dependente químico, proteger o dependente químico da dor e proteger a si mesmo(a) da dor. Esconder o fato de todos, até de quem já sabe do problema.

7 – Tranqüilizar
Reduzir os próprios sentimentos, para evitar problemas. Passa a usar como escape tranqüilizantes, comida e trabalho.

8 – Culpa
Sentir-se culpado ou induzir o dependente químico à culpa criticando, fazendo sermões.

9 - Assumir Responsabilidades
Fazer tarefas que cabem ao dependente químico.

10 - Sentir-se Superior
Tratar o dependente químico como criança, como inconseqüente.

11 – Controlar
Fazer esforços para que o dependente não tenha contato com a droga e com más companhias, sem usar métodos educacionais mas sim iludindo-se (ou iludindo a ele) "Que tal não irmos à tal festa?" ou então: "vamos fazer uma viagem de férias para a fazenda?"

12 – Agüentar

Acreditar que deve agüentar: "Isso também vai passar."

13 – Esperar
Adiar a busca de solução "Deus vai cuidar disso."

A lista acima deixa claro o que NÃO se deve fazer.
Deus cuida sim , mas nesses casos ele precisa de ajuda pra isso, o dependente tem que querer a recuperação ,querendo é mais fácil , existem grupos de ajudas ótimos , grupos em igrejas, pessoas dispostas a orientar e ajudar , clinicas muito eficientes ,  ou em casos mais graves a família deve agir providenciando uma internação involuntária
.

Comentários

  1. Nossa, o blog é maravilhoso.
    Eu fui uma codependente e fiz muitas das coisas que foi relacionado acima, eu achava que estava ajudando quando na verdade, estava causando mal é mim e para a pessoa que eu estava tentando ajudar, na época, meu namorado. Eu estava adoecendo e não estava me dando conta. A codependência também precisa ser tratada para se evitar que fiquem marcas que nos acompanharão para sempre.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas