Quem é o Co-dependente?

É o familiar, o colega de trabalho, o chefe, o amigo, o vizinho e todos os que procuram remover as consequências dolorosas do abuso de drogas do dependente, para e pelo dependente, com a intenção de minimizar ou de esconder o ocorrido, facilitando a vida do dependente químico.

Todo aquele que está emocionalmente ligado e oferece os seus sentimentos e sua vida para "proteger o seu dependente", visando impedir que comportamentos anti-sociais e criminosos se tornem transparentes, é um co-dependente.

E o co-dependente que age assim, escondendo os factos que se constituem numa vergonha para todos por total desinformação, imagina que está ajudando, na realidade está ajudando a que possíveis pedidos de tratamentos sejam adiados.
"CARROSSEL DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA"

o dependente químico age e ao redor... os co-dependentes reagem, todos vivem em função do dependente. O dependente droga-se, fica desgovernado e os outros reagem à sua toxicodependência e às suas consequências, o dependente responde as essas reações e droga-se novamente, estabelecendo o carrossel da dependência química - a chantagem emocional.

Os co-dependentes precisam ter coragem para colocar limites, fazendo parar de girar o Carrossel e desligar-se emocionalmente do dependente quimico, sentindo os seu próprios sentimentos e vivendo as suas próprias vidas.

A partir da aceitação da co-dependência, realizam o maior acto de amor para com o dependente químico, conscientizam-se de que a melhor ajuda, e única possível, é a mudança de atitude para um AMOR FIRME. Depois fortalecem-se porque compreendem que o que não é firme não pode servir de apoio.

Comentários

Postagens mais visitadas